quinta-feira, 10 de maio de 2012

Não Abandone seu Amigo

O abandono de animais domésticos é um problema que vem crescendo cada vez mais no nosso país, cães e gatos que são abandonados com frequência e são recolhidos pelos Centros de Controle de Zoonose - CCZ's onde ficam alojados em cubículos fétidos e imundos por alguns dias antes de serem eutanasiados. Essa prática fere os direitos animais, o governo deveria apoiar a posse responsável dos animais de estimação para acabar de vez com as crueldades contra os nossos animais.
Os principais motivos que as pessoas relatam sobre o abandono são que os animais sujam a casa, são agressivos com pessoas, tem o vício de fugir de casa, é ativo demais, necessitam de muita atenção, late ou uiva muito, mordem, destroem a casa, é desobediente, mas na verdade os motivos são outros: o casamento, o nascimento, mudança de casa, de emprego, de país, cirurgia, alergia, briga com o namorado e etc...
Abandonar animal é um ato cruel e crime previsto na Lei Federal 9605/1998

A Argentina, França e Itália são países que capturam cães e gatos das ruas não com o intuito de extermina-los e sim para trata-los, estereliza-los, assim eles levam para canis municipais que são chamados de refugios ou associações protetoras, além disso esses animais que são capturados não poderam ser mortos ou mandados para experimentos. Esses animais são identificados e se não forem reivindicados no prazo de 60 dias serão colocados para adoção.
Dicas importantes para quem vai adotar um animal de rua, eles precisam de alguns cuidados como: alimentação, a higiene, as vacinas periódicas e visitas ao veterinário.
A média de vida dos cães é de 12 a 15 anos e do gato é de 15 a 20 anos, então se a pessoa quer ter um animalzinho te que ter isto em mente, pois é uma mudança na vida de toda a família. Vá à um abrigo ou para à CCZ de sua cidade e conheça o seu animal.
A felicidade de ter um cachorro ou um gato é uma experiencia única. Ver aquele rabinho abanando ou um gato miando e se enroscando nas suas pernas quando você chega em casa depois de um dia de trabalho cansativo é muito gratificante. Os animais se tornam grandes companheiros, fiéis e amorosos e o que este novo membro da família pede em troca é nada mais que a companhia para brincar e carinho.
Aqui em Brasília existem várias ONGs protetoras de animais para quem quiser adotar ou ajudar com doações vou citar algumas: ProAnima, S.H.B. - Sociedade Humanitária Brasileira, BSB Animal, Anjos Protetores, Salvando Vidas, Fauna e Flora entre outras.


Postado por Drª Juliana Marques - Médica Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário