quinta-feira, 24 de maio de 2012

Animais Domésticos X Gravidez: O que fazer?

Um dos grandes dilemas, talvez o assunto mais contraditório entre os profissionais de Medicina Humana e os de Medicina Veterinária. O quadro é muito repetitivo. A mãe encontra-se grávida, possui animais em casa, principalmente gatos e o obstetra a obriga a se desfazer de todos e se essa medida não for possível, os proíbe de entrar em contato com ela, com o quarto da criança, enfim, com o convívio familiar todo. Oras, imaginem o que se passa na cabecinha do cão/gato? Como vocês acham que ele olharia aquele ser que está vindo ao mundo e que ocasionou todo esse transtorno? Logicamente com maus olhos...
Mas perguntemos, por quais reais motivos os Obstetras fazem isso? Qual é o argumento? Infelizmente, a maioria (acreditem, É A MAIORIA) dos médicos não se aprofundam nesse assunto. Dizem que a grávida não pode ter contato com animais enquanto está gestante, principalmente gatos, pois ela pode pegar Toxoplasmose, uma doença abortiva e quando não aborta, causa deformação fetal. Até aí, tudo bem. Realmente, a toxoplasmose causa tudo isso, mas OS GATOS SÓ A TRANSMITEM QUANDO SÃO FILHOTES, EM UM CURTO PERÍODO DE TEMPO, PELAS FEZES, OU SEJA, A GRÁVIDA TEM QUE COMER, EXATO, COMER AS FEZES DO GATO, LAMBER AS PATAS DO GATO, ENFIM, acredito que entenderam...Só para salientar, todos os animais transmitem a toxoplasmose, inclusive nós humanos e a maior taxa de infeccção ocorre pela ingestão de verduras mal lavadas ou água contaminada. Portanto, um gato doméstico, encontra-se na sua residência desde que nasceu, não teria motivo algum de separá-lo de você, muito pelo contrário, já foi comprovado em vários artigos científicos que o contato com animais acalmam, dão paz e serenidade, o que a grávida mais precisa nesse momento. Isso se expande para todos os outros tipos de animais domésticos.

"Mas eu fiz o teste de Toxoplasmose e deu NÃO REAGENTE e o meu médico me disse que se eu entrar em contato com algum animal contaminado (sempre culpam o gato, coitado) posso abortar ou meu filho nascer com má formações, é verdade?" É verdade!!! Mas se você possui animais em casa, normalmente o teste dá REAGENTE. Isso quer dizer que você já teve contato com a doença e possui anticorpos para combatê-la. Se o teste deu NÃO REAGENTE e você possui animais em casa, principalmente que saem para rua, tem contato com animais arredios etc, tome cuidado. Preferencialmente castre seus animais (para evitar as saídas), porque eles também podem pegar Toxoplasmose na rua (mas só passam á você se você ingerir a musculatura deles) e o mais importante, preste muita atenção na higiene de alimentos e água não só na sua residência, mas em todos os locais que você vá comer.
A ligação da mulher grávida com os animais de cia, só tem de a trazer benefícios, para os dois lados. Existem vários exemplos de como essa afinidade é prazerosa, traz paz e serenidade á grávida, nesse momento tão especial da vida dela. Não seria justo, nem humano, negarmos todo esse período mágico ao nosso animal, quem nunca teve a curiosidade de ver a carinha que o seu animalzinho faria quando a barriga mexe-se com o feto dentro? Ou então, qual seria o primeiro impacto entre eles? Todos se surpreendem.

Postado por Drª Melanie  Leite Rabello - Médica Veterinária



3 comentários: