quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cavalos podem ter contraído Influenza Equina em Brasília.


Essa semana um dos assuntos falados na mídia foi: Cavalos podem ter contraído Influenza Equina em Brasília.
Mais o que é Influenza Equina???  É uma doença viral que afeta o sistema respiratório de equídeos, geralmente animais com menos de 5 anos. Não afeta os humanos.
Como reconhecer que o meu animal está doente? Os animais doentes apresentam: febre, falta de apetite, apatia, corrimento nasal seroso, tosse, lacrimejamento, inflamação de garganta, diarreia fétida. Os garanhões podem apresentar orquites (inflamação dos testículos) e o vírus pode ser encontrado no sêmem tempos depois. É frequente o aparecimento de edemas nas partes baixas e catarros nas vias digestivas e respiratórias. As secreções nasais, a urina e as fezes são contagiosas, por isso o animal deve ser isolado. O contágio também pode ocorrer por via indireta através da água, alimentos e objetos contaminados.
Como tratar? O animal deve ser isolado, deve ficar de repouso absoluto evitando correntes de ar e muita umidade. Deve ser feito o tratamento sintomático e de apoio. Recomenda-se uma semana de repouso para cada dia de febre, com retorno gradativo às atividades. Todos os recém introduzidos em determinadas instalações ou equinos com suspeita de infecção devem ser rapidamente isolados para minimizar a propagação da doença. Toda medicação deve ser dada com a orientação de um médico veterinário.
Como evitar? Realizar a vacinação dos equinos é fundamental para prevenir o aparecimento da doença, a imunidade dura aproximadamente 12 meses. O isolamento dos animais afetados é muito importante, pois esta doença é extremamente contagiosa.


Situação de Brasília
A Defesa Agropecuária do Distrito Federal suspeita que 600 cavalos de criadores locais estejam infectados com a influenza equina.  A suspeita da gripe foi detectada em cerca de 100 cavalos que vivem na Granja do Torto, após a Exposição Agropecuária de Brasília, realizada em Abril. Para facilitar o tratamento o parque de exposições foi interditado e todos os animais que participaram do evento estão proibidos de transitar no DF. Os exames laboratoriais já estão sendo feitos e se constatada a doença é certo que os outros animais também contraíram a gripe.

A gripe equina é uma doença de notificação obrigatória, por isso os criadores que observarem os sintomas nos animais devem avisar à Secretaria de agricultura imediatamente (61) 3340-3862.

Postado por Drª Mariana Goulart Manzan - Médica Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário