quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Amigo Cão Guia

Esses tão simpáticos e responsáveis cães trazem com eles uma enorme função social e emocional para os deficientes visuais.
São eles que dão segurança para que os deficientes visuais se locomovam, dão equilibrio físico e emocional, auto-estima e, como todo cão, amizade e companhia incondicionais.
As raças mais utilizadas para essa linda função são: Pastor Alemão, Labrador e Golden. Porém, qualquer cão pode ser treinado e se tornar apto.
Os CÃO-GUIA não são como cães "normais". Para exercerem essa função eles passam por uma seleção genética e comportamental. Após a seleção, eles passam por um processo de socialização, entre os 3 meses a 1 ano de idade. Durante a socialização eles aprendem o convívio social, urinar e defecar em locais e horários pré-determinados, entre outras.
Um CÃO-GUIA está apto em 16 meses (podendo esse prazo estender-se até os 21 meses).
Após todo o treinamento, o cão estará apto a identificar o movimento do trânsito, pedestres, desviar de objetos e situações inesperadas (como buracos), localizar a saída e entrada de estabelecimentos, banheiros, escadas, etc.
Existem leis federais que permitem os deficientes visuais estarem com seu CÃO-GUIA em TODO e QUALQUER estabelecimento, incluindo mercados, hoteis e restaurantes.



Estabelecimentos que impeçam a entrada do cão são PUNIDOS perante a lei.

Ao encontrar um cachorro especial como esse, não devemos distraí-los (parece até chato, mas devemos ignorá-los para que não atrapalhemos seu trabalho); O cão estará sempre a esquerda do deficiente visual, portanto ao conversar com eles devemos sempre nos aproximar pelo lado direito.



Postado por Drª Desirée Schiffer Mariotti - Médica Veterinária





Nenhum comentário:

Postar um comentário