Não adianta se deixar levar pelo rabo abanando e olhar guloso. Quando se trata de chocolate, o melhor é manter o doce bem longe de seu AMIGUINHO.
O chocolate contém teobromina, uma substância que faz um grande estrago no sistema nervoso dos seus melhores amigos. A teobromina, está presente no cacau e pode provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, arritmia e convulsões.
Dependendo do porte do seu animal, da quantidade de chocolate que ele ingerir e da sua sensibilidade ao alimento ele pode até mesmo entrar em coma e morrer. Embora a literatura informe que são necessários de 100 a 150 gramas de chocolate por quilo de peso do animal para intoxica-lo gravemente, há casos que os animais são intoxicados com a ingestão de pouco mais da metade dessa quantidade.
O consumo de chocolate, bem como de outros alimentos com alto teores de açúcar e gordura, predispõe os cachorros a diarréia e problemas dentários.
Para evitar que o seu AMIGUINHO passe mal, há empresas que desenvolveram petiscos com sabor, cheiro e aparência de chocolate. Esse tipo de guloseima não contém Teobromina, mas acaba apresentando o animal a sabores e cheiros muito parecidos com os do chocolate "de gente". Por isso prefira petiscos seguros e nutritivos.
Se você tiver suspeitas que o seu cão comeu uma grande quantidade de chocolate, leve-o ao Médico Veterinário sem demora
Postado por Drª Mariana Goulart Manzan - Médica Veterinária
Nenhum comentário:
Postar um comentário