segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Animais e o medo de fogos!!!!

O medo de fogos de artifício é uma fobia muito comum nos animais, o réveillon é uma época temida por seus donos. 
É normal que eles comecem a babar, tremer e, muitas vezes, tentam entrar em locais pequenos demais para eles ou até mesmo se jogam pela janela. O estresse pode ser tanto que, no dia seguinte, ficam doentes ou se machucam seriamente. Mas, por que ficam tão apavorados?
O cão possui audição muito sensível, podendo escutar a origem do som em até 6 centésimos de segundo e chegando a escutar até 45 mil hertz. Inicialmente essa sensibilidade se desenvolveu ao longo da evolução, com o intuito de detectar presas e aprimorar a comunicação com outros companheiros da matilha.
Se você não teve tempo para preparar seu cão para o Ano Novo, ou se a dessensibilização não eliminou o medo dele completamente, existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar o medo do seu cão:
1. Pequenas bolinhas de algodão são uma boa opção para tentar amenizar o problema, é preciso tomar cuidado com a introdução de materiais estranhos dentro dos ouvidos dos animais.

2. Durante a virada do ano, NÃO MUDE SEU COMPORTAMENTO. A maioria das pessoas tendem a mimar/acolher seus cães quando eles demonstram que estão com medo de fogos. As pessoas fazem mais carinho que o normal, abraçam, falam com os cães com voz doce. Em vez de ajudar a acabar com o medo, esse comportamento do dono reforça o medo no cão. Ele associa: medo = carinho.

3. Coloque o seu animalzinho em uma coleira, sem estar apertada, para que ele não fuja. Confira se o portão da sua casa está fechado, essa atitude é importante pois muitos cães, quando estão com medo no momento dos fogos, fogem.
4. Faça o possível para camuflar o som dos fogos. Ligue o rádio ou a TV, feche as janelas, tire objetos que ele possa se ferir ou derrubar, ligue o ventilador e/ou o ar-condicionado,
 
5. Não force seu cão a nada. Se ele quiser se esconder embaixo da cama, deixe. Não o obrigue a fazer nada que ele não queira, pois isso pode acarretar em um aumento do medo e o cão pode se tornar um cão agressivo se sair de sua zona de conforto. Caso ele esteja tão atordoado a ponto de não conseguir fazer a escolha, deixe-o preso em um quarto com a sua caminha, água e brinquedos.

 Por favor não tome a iniciativa de sedar um animal. 
Nunca recorra a calmantes e/ou sedativos sem que estes estejam devidamente prescritos pelo médico-veterinário assistente.

Um comentário:

  1. Para quem deseja mais informações segue o vídeo da Amiguinha mais famosa Estopinha

    http://www.youtube.com/watch?v=avBu5EhZ2kw&feature=youtu.be

    ResponderExcluir