quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cuidando do nosso AMIGUINHO e da Cidade

Passear com seu AMIGUINHO no parque, na rua e em todos os lugares é um direito, além de fazer bem para o AMIGUINHO deixando ele mais social e tranquilo, faz bem para o seu proprietário também.

Em algumas cidades esse simples passeio tem se tornado um grande problema para a população, muitos proprietários tem contribuído para que as calçadas, praças e canteiros fiquem cada vez mais sujos, cheios de fezes de animais.

Além do problema de estar contribuindo para sujar as calçadas, praças e canteiros, os cães podem ficar doentes e transmitirem doenças também. Vermes e viroses podem ser adquiridos pelos cachorros ao terem contato com ambientes contaminados pelas fezes de animais doentes ou portadores. Quando as fezes caem na areia ou na terra, os ovos dos vermes eclodem liberando as larvas. Na areia, essas larvas se desenvolvem e conseguem penetrar na pele de cães e gatos. A larva não penetra apenas na pele dos animais, elas também penetram na pele de humanos que pisam em locais contaminados e com isso podem contrair o "BICHO GEOGRÁFICO" e a Giárdia. O recomendado é não deixar o cão se aproximar de fezes de outros animais.

Há muitas maneiras de recolher as fezes do seu cão:


- Saquinhos plásticos (de supermercado ou de lixo: use os saquinhos como luva, recolha as fezes, desvire o saquinho e de um nó; 
-Folha de Jornal: na hora do cão defecar, coloque uma folha embaixo para que as fezes caiam sobre o jonal, embrulhe bem antes de jogar no lixo.
-Pazinha: existem pazinhas no mercado para recolher as fezes dos animais e colocá-las dentro do saquinho plástico ou embrulhá-las no jornal;
-Coletores: vários modelos e marcas estão à disposição nos pet shps.




Recolher fezes de animais não é somente um ato de educação social e ambiental, é também, cuidar da saúde de todos e respeitar o próximo.


Postado por Drª Mariana Goulart Manzan - Médica Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário