quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cuidando do nosso AMIGUINHO e da Cidade

Passear com seu AMIGUINHO no parque, na rua e em todos os lugares é um direito, além de fazer bem para o AMIGUINHO deixando ele mais social e tranquilo, faz bem para o seu proprietário também.

Em algumas cidades esse simples passeio tem se tornado um grande problema para a população, muitos proprietários tem contribuído para que as calçadas, praças e canteiros fiquem cada vez mais sujos, cheios de fezes de animais.

Além do problema de estar contribuindo para sujar as calçadas, praças e canteiros, os cães podem ficar doentes e transmitirem doenças também. Vermes e viroses podem ser adquiridos pelos cachorros ao terem contato com ambientes contaminados pelas fezes de animais doentes ou portadores. Quando as fezes caem na areia ou na terra, os ovos dos vermes eclodem liberando as larvas. Na areia, essas larvas se desenvolvem e conseguem penetrar na pele de cães e gatos. A larva não penetra apenas na pele dos animais, elas também penetram na pele de humanos que pisam em locais contaminados e com isso podem contrair o "BICHO GEOGRÁFICO" e a Giárdia. O recomendado é não deixar o cão se aproximar de fezes de outros animais.

Há muitas maneiras de recolher as fezes do seu cão:


- Saquinhos plásticos (de supermercado ou de lixo: use os saquinhos como luva, recolha as fezes, desvire o saquinho e de um nó; 
-Folha de Jornal: na hora do cão defecar, coloque uma folha embaixo para que as fezes caiam sobre o jonal, embrulhe bem antes de jogar no lixo.
-Pazinha: existem pazinhas no mercado para recolher as fezes dos animais e colocá-las dentro do saquinho plástico ou embrulhá-las no jornal;
-Coletores: vários modelos e marcas estão à disposição nos pet shps.




Recolher fezes de animais não é somente um ato de educação social e ambiental, é também, cuidar da saúde de todos e respeitar o próximo.


Postado por Drª Mariana Goulart Manzan - Médica Veterinária

domingo, 11 de agosto de 2013

Meu Pai é o Bicho

A natureza é sábia e dá os instintos tanto a mãe quanto ao pai, conheça como os animais cuidam de seus filhotes, de seus filhinhos, o comportamento do bicho pai, Entenda como os pais animais se comportam na natureza, muitas vezes, são exemplos a serem seguidos...

O mundo animal é cheio de surpresas e um grande universo para nos inspirarmos, afinal de contas, tem pai bicho que é muito mais pai do que muita gente! Confira o especial Meu Pai é o Bicho!
Bob pai e Bob filho, meu pai é o bicho!
Avestruz
Os machos vivem em verdadeiros haréns, pois para cada macho há cerca de sete fêmeas. Enquanto elas botam os ovos -em média 50 por estação-, eles se encarregam de chocar. Tomam conta dos filhotes e cuidam da cria até a idade adulta.
Cachorro
O comportamento dos cães em relação aos filhotes depende muito de sua raça e do convívio entre o macho e a fêmea. Os dálmatas, por exemplo, são bons pais na maioria das vezes.
Cisne
Monogâmico, se acasala só com uma fêmea, seja na natureza, seja em cativeiro. O macho ajuda na construção do ninho e protege os ovos e os filhotes quando a fêmea precisa sair. Ensina os primeiros passos até que fiquem completamente independentes.
Leão
Em cada bando, há um macho dominante. Se outro competir com ele e vencer, o novo líder mata os filhotes e cobre todas as fêmeas para garantir que toda a cria do bando seja sua. Defendem o grupo, não necessariamente seus filhotes.
Lobo-guará
Espécie brasileira, que está sendo reproduzida em cativeiro porque corre risco de extinção. Os machos são os responsáveis pela alimentação da fêmea e da prole. Ele vai buscar comida, enquanto a mãe fica com os filhotes.
Orangotango
Os orangotangos machos costumam abandonar as fêmeas logo que elas ficam prenhas. Raramente reconhecem os filhotes. Sobra para as mamães carregar os filhotes por até quatro anos agarrando nos seus pêlos.
Pica-pau
O macho fica vários anos com a mesma fêmea. Constroem o ninho juntos e se revezam na chocagem dos ovos. Os filhotes são muito dependentes dos pais. O macho, além de buscar a comida, tritura o alimento e coloca no bico do pica-pauzinho.
Sagui
Entre os primatas, sem contar o homem, os melhores pais são os saguis. As fêmeas normalmente têm dois filhotes a cada gestação. O macho sempre carrega um dos filhos, enquanto a fêmea carrega o outro. Os bebês só trocam de colo na hora de mamar.
Veado
Cabe à mãe a educação dos bambis. Ela passa o tempo todo lambendo o filhote para impedir que seu cheiro seja captado pelos inimigos. O bambi passa um ano do lado da mãe para seguir seu caminho. O pai não participa.
Tigre
Como a maioria dos felinos, o tigre é um animal de hábitos solitários. O acasalamento ocorre por cinco dias contínuos porque a ovulação na tigresa precisa ser induzida por copulação frequente. A fêmea afasta o macho logo depois do coito.