quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Diga não a Automedicação – Cuide bem do seu AMIGUINHO


Nós humanos não pensamos duas vezes em correr na farmácia mais próxima quando estamos com um mal-estar, esse comportamento pode ser perigoso para nós e para os animais pode até mesmo ser mortal.
Na maioria dos casos, o proprietário ou responsável pelo animal acaba recorrendo a medicamentos “comuns” em casa, na tentativa de ajudar o SEU AMIGUINHO, infelizmente essa atitude, mesmo tendo boa intenção, acaba na maioria das vezes prejudicando o quadro do animal. Um dos motivos é que na Medicina Veterinária, os medicamentos são prescritos de acordo com o peso exato do animal, além disso muitos medicamentos comuns em todos os lares são contra-indicados para cães e gatos.

Exemplos:
·      Algumas raças não toleram certos tipos de medicamentos;
·  Nem todos os anti-parasitas são indicados para o mesmo peso ou espécie e alguns ainda necessitam da diluição correta;
·   Paracetamol é tóxico para os gatos, e pode leva-los a morte em algumas horas;
· Analgésicos e antiinflamatórios de uso humano se usado erroneamente em cães e gatos podem causar sangramento gastro-intestinal, ulceras, hemorragias, insuficiência renal e aguda e morte;
·   Xampus de cães não podem ser usados em gatos;
·   A idade dos animais determina a segurança de algumas drogas;
·   Algumas drogas têm acúmulos de resíduos em leite e atravessam a placenta;
·   Azeite e leite não são indicados para animais envenenados, é meramente mito.

Uma boa forma de evitar que algo de ruim aconteça é sempre consultar o Médico Veterinário dos seus AMIGUINHOS, não seguir conselhos de amigos ou conhecidos leigos.

Postado por Drª Mariana Goulart Manzan - Médica Veterinária

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vai se Mudar? E agora?


Planejar com antecedência e paciência a mudança pode ajudar bastante, muitas vezes os proprietários não podem levar o seu AMIGUINHO para a sua nova residência. Se isso acontecer não deixe para resolver o destino dele em cima da hora, procure você mesmo um novo lar para ele e lembre-se sempre NÃO ABANDONE o seu AMIGUINHO (abandonar é crime!!!!), cachorros e gatos não são peças de decoração que deixamos na casa antiga ou damos para quem quiser.

Vou leva-lo para a nova casa, o que fazer?
Prepare o seu AMIGUINHO para a mudança algumas semanas antes dela acontecer, tente manter a rotina normal dele, a mudança pode ser bastante complicada para ele.
No dia da mudança deixe o seu AMIGUINHO com água e comida em lugar seguro, tome cuidado para que ele não se machuque com algum objeto da mudança. Certifique-se de que o novo lar é seguro para o seu peludo.


Estou na nova casa!!!!!!
·      Passe um tempo com ele brincando, dando-lhe atenção e carinho, mostrando a casa nova, deixe-o cheirar tudo enquanto você caminha com ele (todas as referencias que ele tinha sumiram, ele agora precisa reconhecer o espaço);
·        Dê a ele brinquedos e petiscos novos para que ele associe o novo local a coisas boas;
·    Mostre para ele “a mudança” dele (cama/casinha, potinhos, brinquedos) no novo ambiente, não compre nada novo neste momento! De novidade, já basta a mudança de endereço;
·     Tente manter a rotina normal, leve-o para conhecer as redondezas nos horários que ele estava acostumado;
·    Se antes ele ficava o tempo todo do lado das pessoas não espere que de um dia para o outro ele se acostume a ficar sozinho o dia inteiro num quintal, ele precisa se acostumar aos poucos;
·         Pode acontecer que eles fiquem com sinais de irritabilidade, agitação excessiva, mudança na cor dos pêlos em locais de lambedura, unhas roídas e principalmente mutilações variadas, ou seja, apresentam características de animais que estão estressados. Se eles ficarem muito nervosos pode-se usar florais de Bach ou até mesmo um calmante (não esqueça de ir ao veterinário antes).




O ideal é que nos primeiros dias após a mudança o dono fique com o cão para lhe dar mais segurança.

Enfim, cada peludo é um peludo, e alguns se adaptam a novos ambientes mais facilmente e rapidamente que outros. Em todo caso, dentro de no máximo um mês o seu AMIGUINHO deverá estar feliz da vida, adaptado ao novo lar, amigo da nova vizinhança.

Postado por Drª Mariana Goulart Manzan - Médica Veterinária

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Animal Não É Brinquedo....


Crianças adoram ter um animalzinho de estimação porque são fofos, dengosos e trazem alegria para toda a família. Sem falar nos benefícios que eles trazem para os nossos pequenos, mas o que as pessoas esquecem é que os animais são seres que precisam de certos cuidados como comida apropriada, passeios diários, cuidados veterinários e etc.
As crianças e bichos podem ser sim uma dupla de sucesso, mas os pais precisam ensinar seus filhos a tratarem os animais com respeito sempre. Várias pesquisas mostram que os benefícios são vários e vai além da socialização pois os animais respondem aos carinhos e as brincadeiras, o animal pode ensinar ao seu filho a ser responsável já que é ele vai cuidar de seu animal. Assim desde cedo ele vai aprendendo o que é ter responsabilidade.
 Os adultos devem orientar as crianças desde pequenos que o seu animal de estimação deve ser visto como um amigo e que precisa ser protegido dentro e fora de casa e que não é um simples brinquedo, assim ele irá desenvolver o respeito a todas as formas de vida o que é muito importante para a sua formação. Os pais precisam também ter noção de que crianças menores de quatro anos não podem ficar com seu animal de estimação sozinho pois eles vêem o animal como um simples objeto, então eles correm risco de maus tratos por parte dessas crianças menores.
A cada ano que passa centenas de animais domésticos (cães e gatos) são abandonados nas grandes cidades porque seus donos se cansam de brincar com eles ou porque crescem e deixam de ser aquelas “bolinhas peludas” e fofinhas e simplesmente se “livram” dos animais nas ruas como se tivessem descartando lixo. Hoje em dia é comum animais de raça e que custaram caro serem abandonados também, depois que as pessoas percebem que seus animais são muitos dependentes a eles resolvem abandonar. Os abandonos aumentam ainda mais nos períodos de férias quando as pessoas não têm onde deixar seu animalzinho e não querem gastar dinheiro com hospedagem em hotéis especializados para animais.
 Nas datas festivas como Dia das crianças e Natal os anúncios de ofertas de animais para serem adquiridas como presentes aumentam, o bicho de estimação é como um filho é mais um membro da família que dependerá de você para sempre. E, além disso, se você quiser ter um animal você poderá também adotar um que já foi de rua, existes várias ONGs que resgatam animais que normalmente estão debilitados e depois de tratados e castrados ficam disponíveis para adoção.
 Por isso é preciso que você tenha certeza antes de tomar a decisão de ter um animal em casa, porque a rotina da família com certeza irá mudar. Você terá que se dedicar uma parte do seu tempo para cuidar do seu bicho de estimação porque animal não é brinquedo ele sente dor, fome, frio...
 Antes de atender aos pedidos incessantes do seu filho pense bem na sua escolha, pesquise a raça do animal porque assim você terá uma ideia de como é seu temperamento, do tipo de ambiente adequado. Quem quiser saber sobre as raças de cães e gatos podem acessar os sites: 
                                  http://www.kennelclub.com.br,  http://www.guiaderacas.com.br.
Tenha uma atitude de cidadão, trate bem quem só quer dar carinho e atenção. Maltratar um animal é crime que prevê penas de prisão e multa.




 No dia das crianças não dê animais de presente, bicho não é brinquedo...


Postado por Dra. Juliana Marques - Médica Veterinária



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

4 de Outubro - Dia dos Animais

Você sabe que dia é hoje????
Hoje é dia 4 de Outubro, o Dia dos Animais.
O dia dos animais é comemorado no dia 4 de Outubro em homenagem a  São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e conhecido por ser protetor dos animais.
Quando pensamos em comemorar o dia dos animais, logo imaginamos um animal doméstico, ou até mesmo naqueles que ajudam na nossa sobrevivência, como a vaca, a ovelha e a galinha.
Mas também devemos lembrar daqueles que que não gostamos, como os morcegos, as largatixas e os mosquitos, pois eles tem um papel importante no equilíbrio entre os seres vivos e o meio-ambiente.

Mais será que esses animais tem mesmo o que comemorar?

A caça indiscriminada, comércio ilegal de animais selvagens, destruição dos ecossistemas naturais, abandono são algumas das atitudes que fazem com que os animais ainda não possam comemorar o seu DIA.
Os animais tem direitos, mas quais são eles? O primeiro é de existir e ser respeitado. Parece simples, mas você já parou para pensar nisso? Portanto não temos o direito de exterminar ou explorar os animais, devemos usar a nossa consciencia a serviço dele, protegendo-os e evitando que eles sejam submetidos a maus tratos ou crueldades.

Vamos aproveitar o Dia Mundial dos Animais para protestar em nome deles!!!!!

"Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade." Leonardo da Vinci


Postado por Drª Mariana Goulart Manzan - Médica Veterinária